sexta-feira, 8 de maio de 2009

Projovem capacitará 10 mil estudantes

Projovem capacitará 10 mil estudantes
Publicado em 06.05.2009, às 08h20Do JC
Cerca de 10 mil estudantes pernambucanos terão oportunidade, a partir do próximo mês, de receber formação escolar formal, além de capacitação profissional por 18 meses e ainda contar com um auxílio mensal de R$ 100. As inscrições para o Projovem Urbano estão abertas até o dia 29 deste mês para qualquer pessoa, entre 18 e 29 anos, que seja alfabetizada, mas que ainda não tenha concluído o ensino fundamental. Os locais de matrícula são informados pelo telefone 0800.722.7777, da Central de Relacionamento do Projovem. Em agosto, serão oferecidas mais 30 mil vagas, também destinadas ao Sertão pernambucano.Neste semestre, são 23 municípios participantes. Abreu e Lima, Araçoiaba, Igarassu, Itapissuma, Ipojuca, Moreno, São Lourenço, Cabo de Santo Agostinho e Camaragibe na Região Metropolitana do Recife, Carpina, Condado, Goiana, Itambé, Lagoa de Itaenga, Nazaré da Mata, Paudalho e Timbaúba na Zona da Mata, Limoeiro, Surubim, Belo Jardim, Bonito, Santa Cruz do Capibaribe e Bezerros, no Agreste. Cada município terá uma escola participante.
O Projovem Urbano é um projeto do governo federal. Os recursos são enviados para a Secretaria de Educação do Estado, que desenvolve as ações, em parceria com as Secretarias Especial da Juventude e Emprego e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.
As aulas começam em 1º de junho. Nos 18 meses do programa, os estudantes terão aulas de disciplinas tradicionais do currículo escolar, como português, matemática e inglês, além de noções de cidadania e capacitação em informática. Mas o ponto alto é a qualificação profissional, que vai dar treinamento nas áreas de vestuário, agroextrativismo, turismo, telemática. Para receber a bolsa de R$ 100 todo mês, o aluno terá de cumprir 75% da carga horária do curso.
As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. Quem não conseguir vaga, ficará em um grupo de de reserva, que passará por sorteios para eventuais vagas que sejam abertas. “Até o 15º dia útil de aula, quem não frequentar o curso perde a inscrição. E aí outro entra no lugar. Quem ficar de fora mesmo, poderá entrar nas próximas turmas, que serão abertas em agosto”, explica o coordenador pedagógico estadual do Projovem, Genilson Marinho.
No ato da matrícula, o candidato deverá apresentar certidão de nascimento, carteira de identidade e CPF.
Compartilhe essa notícia
Comente esta matéria

Nenhum comentário:

Postar um comentário