segunda-feira, 11 de maio de 2009

* No Ensino Fundamental. Fonte: Education at a Glance 2007. Dados de 2004. Obs: o dólar PPP (poder de paridade de compra) é um fator de conversão que considera o poder de compra da moeda no país e não o câmbio. ** OCDE: Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.
Quanto investir para obter qualidade? Há várias respostas. Para sair de uma situação não muito diferente da nossa, a Coréia do Sul dedicou durante uma década 10% do PIB à Educação. Na realidade brasileira, o porcentual adequado e o número de anos dedicados a esse esforço permanece objeto de debates. Mas a trajetória das nações que apresentaram uma rápida evolução mostra que, para possibilitar o salto de qualidade, é necessário eleger o sistema educacional como prioridade (inclusive do ponto de vista financeiro) pelo menos por um período de tempo. O mesmo raciocínio vale se o cálculo considerar a perspectiva do gasto por aluno. Hoje, o investimento é de cerca de 1,6 mil reais por estudante do Ensino Fundamental. São 133 reais por mês, bem menos do que qualquer mensalidade de escola particular. Com esse valor, não dá para sonhar com um ensino de qualidade. Os passos de uma longa caminhada O mais provável é que estados e municípios não tenham todo o dinheiro necessário para promover essa revolução. Assim, é essencial saber onde investir. Professores precisam de formação em serviço? Gestores sentem falta de noções de Administração? Diagnosticar essas necessidades é papel do secretário de Educação. "Reunindo a equipe técnica, é possível fazer rapidamente esse diagnóstico e conceber as medidas a serem tomadas", diz Salete. Se o problema parece grande demais, uma perspectiva é somar forças com outros municípios e estados. "É uma solução eficiente sobretudo para localidades menores, que, isoladas, não têm verba nem capacidade técnica para implantar projetos ambiciosos", afirma Juca Gil, professor da USP e especialista em política e organização da Educação Básica. Outras etapas igualmente importantes são compartilhar a definição de diretrizes com a rede e elaborar um planejamento - de preferência, por um intervalo que ultrapasse o mandato vigente para blindar as ações contra a falta de continuidade das gestões públicas. Por fim, não há como pensar em qualidade sem conceber um sistema de avaliação. "Um modelo adequado inclui tanto a auto-avaliação como a avaliação externa, em que a participação de pais e estudantes é essencial", opina José Marcelino. Se a distância ao topo da Educação é grande, um bom estímulo é saber que existem caminhos. E que uma longa caminhada começa com um primeiro passo.

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