segunda-feira, 11 de maio de 2009


Projeto Ensino Fundamental I
Reescrita de histórias conhecidas
Bloco de ConteúdoLíngua Portuguesa
ConteúdoEscuta e Produção Oral
Objetivos • Desenvolver a produção de textos em linguagem escrita por meio do ditado para o professor. • Recuperar os principais elementos da narrativa com base na linguagem que se usa para escrever. Conteúdo • Produção de textos orais com base na linguagem escrita de contos. Anos 1º e 2º. Tempo estimado Oito aulas. Material necessário Livros Chapeuzinho Vermelho e A Bela Adormecida, folhas para o registro das histórias ditadas pelos alunos, lápis de cor ou canetas coloridas. Desenvolvimento • 1ª etapa Em roda, leia para os alunos o conto Chapeuzinho Vermelho e anuncie que esse texto e A Bela Adormecida serão recontados pelo grupo e ditados para você. Os dois farão parte de um livro que cada um vai ganhar. • 2ª etapa Relembre oralmente o conto Chapeuzinho Vermelho e inicie a produção do texto pelos alunos. Registre com exatidão os acontecimentos ditados e em alguns momentos ajude a recuperar a história com base em alguma passagem da narrativa. Por exemplo: “Qual o caminho feito pelo lobo para chegar à casa da vovó antes que a Chapeuzinho Vermelho?” Releia aos poucos os trechos ditados. Solicite ou ofereça alternativas que possam aproximá-los do enredo da história. • 3ª etapa Releia o texto produzido pelos estudantes. Diga que ele terá de ficar muito bem escrito, assim como no livro, pois será compartilhado com outras pessoas e todos devem compreendê-lo. Interrogue-os sobre a adequação da narrativa com base nos elementos da linguagem que se usa para escrever. Por exemplo, se o texto produzido contiver muitas marcas de oralidade (como “aí”, “né” e “então”) ou repetição excessiva de palavras, retome o conto que serviu de referência, questionando se é assim que está registrado. • 4ª Etapa Apresente o texto produzido pelos alunos em roda. Depois leia A Bela Adormecida para a turma. • 5ª etapa Inicie a produção do texto A Bela Adormecida. Siga as mesmas orientações da 2ª e da 3ª etapa. • 6ª etapa Discuta com todos as ilustrações que farão parte de cada história e digite os textos, deixando espaços para elas. Garanta uma cópia para cada um. • 7ª etapa Cole na contracapa de cada exemplar uma apresentação explicando que os textos foram produzidos pelos alunos com base no ditado para o professor das histórias conhecidas. • 8ª etapa Compartilhe as ilustrações e releia as histórias produzidas. Produto final Um livro com as histórias reescritas pelo grupo para ser levado para casa. Avaliação O que importa não é a memorização, mas a produção do texto, recuperando os principais acontecimentos da narrativa, pautada por elementos da linguagem escrita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário