domingo, 31 de maio de 2009

O mestre do novo milênio

Hoje, espera-se que você seja capaz de...

■ contextualizar os conteúdos e articulá-los nas diferentes disciplinas;
■ diversificar as atividades, utilizando novas metodologias, estratégias e materiais de apoio;
■ dominar tecnologias que facilitem a aprendizagem dos alunos;
■ acolher e respeitar a diversidade, utilizando-a para enriquecer as aulas;
■ gerir a classe e lidar com o imprevisto;
■ realizar uma auto-avaliação periódica, refletindo sobre a própria prática;
■ administrar seu desenvolvimento profissional criando planos de estudo e trabalho;
■ envolver-se nas questões da escola, desempenhando outras funções além das tradicionais de sala de aula;
■ estabelecer uma parceria constante com os pais e a comunidade;
■ organizar, analisar e selecionar as informações que recebe diariamente;
■ trabalhar em equipe com os outros professores;
■ enfrentar os dilemas éticos da profissão;
■ desenvolver projetos com a turma, tendo como ponto de partida a realidade locaL.
O que diz a legislação

Como fica a formação inicial dos professores

Desde a publicação da LDB, em 1996, diversos outros decretos e resoluções passaram a tratar da formação dos professores. A seguir, respostas para algumas das dúvidas mais freqüentes.

O diploma é obrigatório?

Segundo a LDB, para ser professor é necessário fazer um curso de licenciatura plena em nível superior. Para o Magistério na Educação Infantil e nos quatro primeiros anos do Ensino Fundamental é admitida a formação em nível médio, na modalidade Normal. O parágrafo que diz que "até o fim da Década da Educação somente serão admitidos professores habilitados em nível superior" é uma disposição transitória, ou seja, deve ser entendida como uma meta a ser atingida pelos sistemas de ensino.

Vou prestar vestibular. Que curso fazer?

Para lecionar na Educação Infantil e nos quatro anos iniciais do Ensino Fundamental, o Curso Normal Superior; para ser professor de 5ª a 8ª série ou do Ensino Médio, a licenciatura plena na área escolhida. As instituições de ensino superior precisam de autorização do MEC — inclusive os recém-criados Institutos Superiores de Educação — para oferecer esses cursos.

O que são os Institutos Superiores de Educação?

São unidades acadêmicas — isoladas ou incorporadas à estrutura universitária — voltadas para a formação inicial, continuada e complementar de profissionais de Magistério. Podem oferecer todas as licenciaturas, inclusive o Curso Normal Superior, e programas de complementação pedagógica e pós-graduação.

O que muda nas licenciaturas?

O decreto 3276/99 estabelece que elas devem ter uma base comum e um currículo norteado por competências e fundamentado na associação entre teoria e prática. As faculdades precisam, para isso, criar vínculos com os sistemas de ensino, participando do dia-a-dia das escolas e usando-as como objeto de estudo.

E quem já está em exercício?

Nada muda para quem é efetivo. Os que pretendem prestar concurso público, no entanto, devem ficar atentos. As redes de ensino podem exigir o diploma de todos os candidatos, inclusive para quem disputa vaga de professor de 1ª a 4ª série.

A polêmica da Pedagogia

O decreto 3276/99, que dizia que a formação em nível superior de professores para a Educação Infantil e para os quatro anos iniciais do Ensino Fundamental seria feita exclusivamente nos Cursos Normais Superiores, foi modificado no ano passado. O Decreto 3554/00 troca o termo "exclusivamente" por "preferencialmente". O curso de Pedagogia, assim, continuará existindo, mas será voltado principalmente para as áreas de administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional.
O caminho das pedras

Roteiro para melhorar o dia-a-dia de trabalho

■ Faça uma auto-análise e identifique suas deficiências. É a melhor maneira de saber em que direção canalizar esforços.
■ Fique atento aos programas oferecidos pelas faculdades de sua região e pelas secretarias de Educação do Estado e do município.
■ Enriqueça sua base teórica lendo livros, jornais e revistas, freqüentando bibliotecas e participando de cursos, seminários e palestras. Nesses eventos, você terá a chance de conhecer especialistas e suas idéias.
■ Reúna-se semanalmente com os colegas para trocar experiências. É assim que você encontra respostas para suas dificuldades e percebe onde está agindo certo.
■ Escreva suas idéias. Isso ajuda a refletir sobre elas.
■ Mobilize a escola para reivindicar, junto ao poder público, condições para garantir o processo contínuo de aperfeiçoamento profissional de todo o corpo docente.
Quer saber mais

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