segunda-feira, 25 de maio de 2009


Discuta a respeito da linguagem utilizada e do papel das descrições nas
histórias ouvidas:
j Como o uso das palavras e expressões pode servir para causar os efeitos
desejados?
j Como a descrição de ambientes pode criar suspense, diferentes climas
numa história?
j Como a descrição de um personagem – seu jeito, sua personalidade
– nos provoca, nos faz imaginá-lo?
Destaque a diferença entre os recursos utilizados para contar uma história,
que são diferentes daqueles que estão no texto escrito – a sonoplastia
e a entonação, por exemplo.
Reconte a história ouvida com a colaboração de todos.
Peça que comparem a história ouvida com a mesma história em sua versão
escrita.
Atividade 8: produção oral
com destino escrito
Produção oral da história escolhida
OBJETIVOS - O que os alunos podem aprender nesta
atividade?
Perceber a diferença entre a linguagem oral e a linguagem escrita.
Comportamentos de escritor: planejar o que irá escrever, rever enquanto
escreve, escolher uma entre várias possibilidades, rever após escrever etc.
PLANEJAMENTO
Quando realizar? Deve ser realizada em três ou quatro etapas, para que
não canse demais os alunos.
Como organizar o grupo? Voltados para o quadro-negro.
Duração: cerca de 40 minutos.
Guia de Planejamento e OrientaçÕes Didáticas 151
ENCAMINHAMENTO
A história já deve ser bem conhecida do grupo.
Comunique a eles que o trabalho que se iniciará neste momento vai prosseguir
por alguns dias, pois um bom texto leva tempo para ser escrito.
Avise que você será o(a) escriba, mas que eles é que irão contar a história.
Diga também que, depois que a história estiver pronta, você vai dar
cópias para que todos as levem para casa e mostrem para seus familiares.
Pergunte, então, como acham que a história deve começar. Discuta com
o grupo as várias possibilidades e escreva a que ficar melhor (em letra
bastão). Coloque questões que os façam refletir sobre a linguagem escrita.
Você pode fazer perguntas como:
j Esta é a melhor forma de escrevermos isso?
j Será que o leitor vai entender o que queremos dizer?
j Falta alguma informação neste trecho?
j Como podemos fazer para esta parte ficar mais emocionante (bonita,
com suspense etc.)?
Na hora em que perceber que estão cansados, interrompa, copie o trecho
que tiver sido escrito em papel kraft da lousa e avise que continuarão
posteriormente.
No dia em que continuar, coloque o papel com o trecho escrito na lousa,
leia o que foi feito e dê prosseguimento à produção procedendo da mesma
forma.
Quando o texto estiver pronto, o ideal é que todos tenham cópias mimeografadas
para levar para casa.
O QUE MAIS FAZER?
Este procedimento de produzir textos oralmente pode ser amplamente
utilizado, principalmente neste momento em que os alunos ainda têm muita
dificuldade em grafar um texto, mas são perfeitamente capazes de compreender
e produzir a linguagem escrita. Você pode propor a escrita de alguns trechos ou
de outros tipos de texto, como os informativos, por exemplo

Nenhum comentário:

Postar um comentário