quinta-feira, 4 de junho de 2009

Prefeitura e Fundarpe discutem formatação da 19ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns

Secretaria de Comunicação Social
comunicacao@garanhuns.pe.gov.br

Na manhã da última sexta-feira, 15, o prefeito Luiz Carlos de Oliveira, recebeu em seu gabinete, a presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - Fundarpe, Luciana Azevedo para discutir a formatação do Festival de Inverno - FIG 2009. Também fizeram parte da reunião às secretárias de Cultura e Turismo, Ivone Silva e Gabriela Valença, respectivamente, além do deputado estadual Izaías Régis. Em pauta, assuntos relacionados à grade artística, infraestrutura, disponibilidade de recursos, bem como a formatação geral da realização.

Segundo Luciana Azevedo, o Governo do Estado tem como prioridade colocar a cultura como a dimensão estratégica dentro das políticas públicas do estado e o FIG é um dos principais produtos de plano. “Através de uma determinação do governador, foi criado um plano de gestão, o Pernambuco Nação Cultural. Esse plano culmina com um calendário de festivais nas 12 regiões do estado, que foi iniciado agora em março na cidade de Goiana, região da Mata Norte, e será finalizado no mês de dezembro, em Exu, cidade natal do nosso Luiz Gonzaga. Garanhuns passará a ser a grande integradora de toda a diversidade cultural da Mata, do Agreste, do Sertão e da Região Metropolitana. Então, o que teremos aqui é um grande Festival de Inverno de Garanhuns recebendo a cultura nas suas diferentes linguagens, nas suas diferentes estéticas, teatro, audiovisual, artesanato, música e integrando as 12 regiões”, declarou Azevedo.

Durante o encontro foi anunciado que o grande homenageado deste ano dentro da festividade será Toinho Alves, membro do grupo Quinteto Violado, falecido no ano passado. A autorização para que tal homenagem seja prestada já foi solicitada à família do inesquecível músico. Também foram abordadas questões relativas à realização das Oficinas Culturais, bem como as Oficinas Continuadas, sucesso na última edição do FIG.

“Este ano teremos o Prêmio Pernambuco Nação Cultural homenageando aqueles que produzem cultura. O Festival de Inverno de Garanhuns é reconhecidamente o maior festival da América Latina, e a partir de agora Garanhuns abre e fecha a produção cultural do Estado de Pernambuco. Nós vamos receber na segunda-feira que antecede o FIG, em discussão, as comissões de todas as linguagens culturais, bem como o fórum de pontos de cultura do estado. Fizemos todos os ajustes adequados para que possamos ser contemplados de forma satisfatória, bem como questões da parte recreativa para as crianças. Já no palco da Guadalajara, nós vamos ter noites temáticas, já definidas com grandes surpresas para público de todos os gêneros”, revelou Ivone Silva, titular da pasta de Cultura do município.

A presidente da Fundarpe, Luciana Azevedo, também ressaltou a necessidade de se criar um espaço inicialmente denominado de Estação Cultural da Região, com o objetivo de poder implementar todas as ações da área de formação e difusão, ou seja, um espaço da diversidade cultural da região, e que funcione de forma permanente. “Quem quiser celebrar a diversidade cultural de Pernambuco, que é a mais rica do Brasil, terá um destino certo que é Garanhuns, porque aqui ela vai ser, vamos dizer a convocadora e aglutinadora da riqueza cultural desta imensa nação chamada Pernambuco”, finalizou Luciana Azevedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário