sexta-feira, 12 de junho de 2009

5. O quão distante estamos da Educação em período integral? Maria Helena Guimarães Castro: Não existe hoje a menor possibilidade de oferecer ensino, escola de tempo integral para todos. A realidade brasileira hoje é de um turno de quatro horas. A criança que estuda das 11 h às 15 horas está num horário totalmente inadequado para seu relógio biológico, é o chamado "turno da fome". Da mesma forma aquelas que estudam das 15 h às 19 h. Nós precisamos, sim, ampliar o tempo de permanência da criança na escola, mas antes de qualquer outra coisa, temos de garantir que os nossos alunos tenham um turno de manhã e um turno à tarde, de cinco horas pelo menos. Quando todas as escolas oferecerem apenas dois turnos poderemos combinar um turno de manhã e um turno à tarde com ações complementares em outros espaços, com reforço escolar, com esportes, com cultura. O Brasil tem se especializado em atropelar as políticas educacionais. Nós temos de ter muito cuidado com isso ou não vamos conseguir ter um sistema com mais equidade, menos desigualdade e mais qualidade. O que nós precisamos é trabalhar um novo conceito, é o conceito de "aluno tempo integral", procurando identificar em cada escola as crianças que têm maiores dificuldades, que estão em processo de desintegração familiar, crianças que precisam de um

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