sexta-feira, 12 de junho de 2009


SISTEMA DE ENSINO
Entrevista com Maria Helena Guimarães CastroA secretária Maria Helena Guimarães Castro fala dos desafios como secretária de Educação de São Paulo, das metas para sua gestão e critica algumas definições do MEC.


09/03/2009 16:48

Texto
Lu Scuarcialupi

Foto: Gustavo Lourençao
Maria Helena Guimarães de Castro, professora e secretária estadual de Educação de São Paulo ----- PAGINA 01 -----
Maria Helena Guimarães Castro, de 62 anos, é responsável por 5 500 escolas, mais de 250 000 professores e quase 5 milhões de alunos. A atual secretária estadual de Educação de São Paulo parece não temer esses números um tanto assustadores. Aliás, sua história de vida comprova essa postura firme e decidida diante da vida. Depois de casada, mãe de três filhos, Maria Helena se matriculou em um cursinho preparatório para o vestibular e no ano seguinte era aluna de Ciências Sociais da Unicamp. Era a primeira vez que cursava ensino público: "Estudei a vida inteira num colégio de freiras, o Colégio Sacré-Coeur de Maria aqui em São Paulo, entrei com seis anos de idade. Minha história não é uma história de escola pública, é uma história de colégio de freiras".

A carreira política começou em 1993, na secretaria de Educação do município de Campinas. Depois, foi convidada pelo Ministro da Educação Paulo Renato Souza do governo de Fernando Henrique Cardoso, a assumir a secretaria executiva do MEC tendo sido uma das pessoas responsáveis pela criação do primeiro sistema nacional de avaliação educacional. De lá pra cá, de acordo com a Secretária, as horas de trabalho só aumentaram, mas essa não é uma reclamação. Maria Helena aceitou e diz se alegrar em enfrentar mais esse desafio. Acompanhada por seu assessor, Maria Helena recebeu a jornalista Lu Scuarcialupi em seu gabinete. Durante a entrevista, a secretária atendeu alguns telefonemas e deu orientações a uma secretária sem se perder o fio da meada ou a elegância.

Para ler, clique nos itens abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário