sexta-feira, 12 de junho de 2009

1. Como nasceu sua preocupação por políticas públicas em áreas sociais? Maria Helena Guimarães Castro: A minha preocupação, principalmente com as políticas de Educação e de saúde, tem origem na minha história de vida familiar. Na minha casa, havia um ambiente extremamente politizado desde a minha infância. Tive grande influência do meu avô, que foi fundador do Partido Comunista (PCB, em 1922). No governo João Goulart, ele falava que as reformas programadas eram fundamentais: "Se vier um regime autoritário vai ser um retrocesso". Ele era fã do Darcy Ribeiro e me levou aos debates sobre as reformas de base da área da Educação e da política, sobretudo. Quando veio o golpe de 1964, discutia os efeitos destrutivos do regime autoritário e o que isso poderia representar para o futuro do país, o que isso representava como retrocesso do ponto de vista da estrutura social, de melhorar as condições de vida do conjunto da população brasileira. A questão política dentro da minha casa era conversa do dia-a-dia, era conversa de almoço de domingo, de fim de semana, quer dizer, o ambiente era quente, politicamente falando, até porque meu pai foi vereador pela UDN e o meu avô sempre foi do Partido Comunista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário