sexta-feira, 12 de junho de 2009

10. O que é a progressão continuada? Maria Helena Guimarães Castro: O terceiro desafio foi a estruturação do programa de reforço escolar e de recuperação dos alunos. A progressão continuada foi implantada em 1996. Na nossa avaliação, nós precisamos aprimorá-la, especialmente no acompanhamento do aluno ao longo do ano e nos programas de reforço e de recuperação paralela. Reestruturamos da seguinte forma: todo aluno no final da segunda série é avaliado; se a avaliação apontar que ele não aprendeu a ler e escrever e tem dificuldade com conceitos básicos de matemática, esse aluno progride para a terceira série, só que na terceira série ele entra numa sala de PIC, que é uma sala preparada para receber os alunos que, ao final da segunda série, não estavam plenamente alfabetizados. Com professores capacitados especificamente para essa realidade, com materiais especiais para essas turmas, em turmas menores, e com um sistema de monitoramento e de sondagem permanente da criança para que ela de fato aprenda. A proposta é que essa criança supere os problemas enfrentados na segunda série e com pleno domínio de todas as competências esperadas ao final da terceira. E assim possa voltar à quarta série nas salas tradicionais. Da mesma forma na quarta série os alunos

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