sexta-feira, 12 de junho de 2009

2. Como teve início sua vida política? Maria Helena Guimarães Castro: Na universidade me envolvi com a área de políticas públicas e sociais. Ingressei no mestrado em seguida, em 1982. Minha orientadora, a professora Maria Hermínia Tavares de Almeida, da USP, me convidou para trabalhar no Núcleo de Políticas Públicas da Unicamp. Era uma área nova, com um papel fundamental na transição do regime autoritário para a democracia. O Núcleo de Políticas Públicas acabava de ser criado e era constituído por intelectuais que apoiavam o programa de governo Montoro - formado por professores da Unicamp ligados à economia, às ciências sociais, como o Geraldo Di Giovanni, o Paulo Renato, o Fernando Henrique, a Maria Hermínia, o José Serra, o Vilmar Faria, a Sônia Draibe, o João Manuel Cardoso de Mello, o Luiz Gonzaga Belluzzo. Entrei num programa de pesquisas ligadas à avaliação de políticas públicas - área sem tradição no Brasil. E, em 1984, me tornei coordenadora de uma publicação que chamava Relatório Sobre a Situação Social do País, que produzia informações relevantes para subsidiar os governos estaduais, municipais e o governo federal no processo de transição política, para a Constituinte. Depois disso, me engajei na vida acadêmica, sempre com o olhar ligado às políticas públicas, ao processo constituinte, à nova Constituição, ao impacto das políticas sociais para ajudar a consolidação da democracia brasileira. Em 1984, prestei concurso para a Unicamp e ingressei como professora de ciência política no departamento de Ciência Política da Unicamp. Em 1987, me tornei diretora adjunta do Núcleo de Políticas Públicas, e em 1992 fui convidada pelo candidato à Prefeitura de Campinas, Magalhães Teixeira, a coordenar o programa de governo dele para a área social. Na sequência, fui convidada para ser Secretária Municipal de Educação . E em 1995 fui trabalhar com o Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário