sábado, 13 de junho de 2009

Leituras Sugeridas



A escola que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir

Rubem Alves
Escola da Ponte: Um único espaço partilhado por todos. A lição social. Pequenos e grandes, ao ritmo da vida: os saberes da vida não seguem programas. O espaço da escola tem de ser como o espaço do jogo: para ser divertido e fazer sentido, tem de ter regras.





A paixão de conhecer o mundo

Madalena Freire
Um livro pulsante de vida pela experiência que relata, pelo modo como o faz, pela simplicidade nos relatos das vivências diárias. A relação pedagógica citada está distante do consumo de “técnicas modernas”, mas em produzir com as crianças uma “maquinado mundo” à altura da sua curiosidade apaixonada.



Artes visuais - da exposição à sala de aula

Ana Mãe Barbosa, Rejane Galvão Coutinho e Heloisa Margarido Sales
O resultado de um trabalho de pesquisa, onde é apresentado um panorama do ensino da Arte na cidade de São Paulo através de projetos que buscam aproximar a Arte da sala de aula.



A imagem do ensino da arte

Ana Mãe Barbosa
As metodologias de ensino que partem da concepção de Arte não apenas como expressão mas também como cultura, isto é, que valorizam tanto o fazer artístico na sala de aula quanto a compreensão da obra de arte através do ensino da História da Arte, da Crítica de Arte e da Estética.



A redenção do robô

Herbert Read
Uma análise das relações entre Arte e Educação. Uma síntese de idéias e textos.
Um livro denso e abrangente que ilumina áreas ainda muito sombrias no campo da Educação.



Arte na educação escolar

Maria F. de Rezende e Maria Heloísa C. Ferraz
Com fundamentação teório-metodológica, as autoras enfatizam o estudo, pelos alunos, da produção e da História da Arte, através do fazer artístico, da apreciação estética e da comunicação na sociedade.



Criatividade e processos de criação

Fayga Ostrower
A criatividade não é tratada isoladamente, nem estudada como se fosse compartimento estanque. Fugindo a qualquer esquematização e simplificação, a autora trata a criatividade como potencial próprio do ser humano.



Desvendério

Francisco Marques
O livro se comunica por diversos rumos e rumores: o poema, o malabarismo verbal, O fio da infância, a origem milenar das tramas, a maneira de narrar e comentar a própria narração, o diálogo com o leitor.



Didática do ensino da arte

Mirian C. Martins – Gisa Picosque – Terezinha Telles Guerra.
As autoras, dentro de uma prática pedagógica, apontam os principais caminhos para o trabalho dos futuros professores – o que e como posso ensinar - fornecendo-lhes subsídios para que possam construir seu próprio percurso.



Educação e vida

Antonio Carlos Gomes da Costa – Alfredo C. G. da Costa – Antonio de P. G. Pimentel
Educação e Vida é um trabalho que pode ser útil à educadores, familiares, escolares e comunidade. A todos aqueles que têm compromisso com a construção de uma sociedade mais digna. Um incentivo a assumir a responsabilidade pelo presente e pelo futuro.



Galeio – Antologia poética para crianças e adultos

Francisco Marques
Como o próprio autor nos conta, “Galeio” é um impulso, um requebro, um jogo de
Cintura, um movimento repentino, que ajuda a gente saltar mais alto, pular mais longe, a alcançar a outra margem, agarrar outras poesias. Assim o autor brinca com as palavras.



Inquietações e mudanças no ensino da arte

Ana Mae Barbosa
Este livro originou-se a partir da série de cinco programas sobre Arte na Escola, tratando de temas como: Transformações no ensino da Arte; Atitudes e valores no ensino da Arte multiculturalidade e interdisciplinaridade; Formação de Professores, entre outros.



Muitos dedos: Enredos – Um rio de palavras deságua num mar de brinquedos

Francisco Marques
Com seus poemas brincadeiras, podemos entrelaçar todos os enredos num emaranhado de pura diversão. O narrador se reinventa e revela todos os seus truques. Assim, o leitor aprende o prazer de tantas vezes ler, reler e interpretar, reinventar enredos entoar palavras – até que elas se soltem do papel e voem ao vento para serem recontadas em outro lugar.



Pais brilhantes – Professores fascinantes

Augusto Cury
O autor apresenta ferramentas para promover a formação de pensadores, educar a emoção, expandir os horizontes da inteligência e produzir qualidade de vida, afirmando que educar é acreditar na vida.



Pedagogia do amor

Gabriel Chalita
Numa construção de pontes entre a emoção e a razão, o autor traz dez histórias da Literatura Universal, que foram escolhidas por trazer em si valores essenciais aos dias de hoje, com respeito, solidariedade e idealismo.



Prática da educação personalizada

Álvaro Vélez Escobar
Qual é o produto da educação personalizada? Uma apresentação com tentativas para mostrar o tipo de aluno que queremos formar. Uma idéia geral dos principais meios utilizados para as atitudes do educador personalizado.



Quem educa quem?

Fanny Abramovich
Com abordagem direta, eloqüente e construtiva, essa obra trata de alguns dos problemas mais sensíveis da realidade educacional brasileira como: a expansão do espaço escolar, a criatividade, a necessidade (ou desnecessidade) do diploma para muitos. Uma temática rica e variada num livro que estimula o senso crítico do leitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário