domingo, 7 de junho de 2009




« Foguetório no GuinnessMelhor VS Pior »Alerta aos pais, professores e amigos


Mais uma história com final trágico. Uma adolescente brasileira morreu vítima de paragem cardio respiratória provocada por anorexia nervosa, no passado dia 6 de Janeiro, noticiou o jornal brasileiro Globo Online. Maiara Galvão Vieira tinha 14 anos, queria ser modelo, mas não resistiu ao culto da magreza. Pesava apenas 38 quilos.

Este é já o quinto caso mortal no Brasil relacionado com anorexia, nos últimos dois meses.

A vítima esteve internada durante quase um mês no hospital Miguel Couto do Rio de Janeiro, já depois ter passado por outras três unidades de saúde da cidade, onde não lhe foi detectada a doença.

De acordo com uma prima, citada pelo Globo Online, Maiara frequentava um curso de modelo e sempre fora magra mas, nos últimos meses, «intensificou a dieta até deixar de comer».

O pai da adolescente explicou ao jornal que a família só se apercebeu que Maiara não estaria bem quando passou a ter dificuldades no simples acto de subir escadas. A sua debilidade progressiva levou-a a vários hospitais, entre Setembro e Dezembro do último ano, onde «não foi identificada a causa da sua fraqueza excessiva».

A anorexia só lhe foi diagnosticada após o internamento no hospital Miguel Couto, a 11 de Dezembro. Nessa altura não se alimentava e já não conseguia andar.

Lília Bernardes

This entry

Nenhum comentário:

Postar um comentário