sexta-feira, 24 de abril de 2009

A ação avaliativa e o professor

A avaliação do desenvolvimento da aprendizagem dos alunos deve estar em sintonia com o planejamento do professor. Parte integrante o projeto educacional da escola, ela deve compartilhar seus princípios fundamentais.César Coll aponta esta relação entre currículo
dede avaliação: Um conjunto de atuações previstas no Projeto Curricular, mediante o qual é possível ajustar progressivamente a ajuda pedagógica às características e necessidades dos alunos e determinar se foram realizadas ou não, e até que ponto as inteções educativas estão na base de tal ajuda pedagógica. Assim , a avaliação deve desempenhar duas funções:permitir ajustar a ajuda pedagógica às características indeividuais dos alunos por meio de aproximações sucessivas; e permitir determinar o gráu em que foram conseguidas as intenções do projeto.Avaliar, portanto, é parte da ação pedagógica, e deve ser a base da refflexão sobre o processo de aprendizagem. Por isso, precisa ser realizada em diferentes momentos, em situações variadas, respeitando a singularidade dos alunos. Deve levar em conta não apénas o que foi aprendido durante a aula, mas tudo o que é aprendido em diversas instâncias e a partir de outras mediações que não sejam só a do professor.Para que a avaliação seja considerada uma ação mediadira, é necessário que se repense a postura do professor diante do processo avaliativo. E fundamental reconhecer as relações concretas entre a ação educativa e a avaliação , e buscar uma compreensão coletiva do significado desse processo. O professor deve organizar situações de avaliação logo no início do processo, mapeando os conhecimentos prévios dos alunos desde os primeiros contatos em sala de aula. Essa investigação permite saber de onde vai partir a aprendizagem que desejamos que aconteça. Trata-se do ponto de partida do professor para a organização e o desenvolvimento das atividades. Ao professor cabe também verificar como a aprendizagem progride ao longo do tempo, considerando as diferenças individuais nesse processo.A avaliação ajuda a verificar se o trabalho do professorestá sendo produtivo e em que momento se faz necessária sua intervenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário