sábado, 11 de julho de 2009

PROJETO FAMÍLIA
PROJETO FAMÍLIA

“QUEM TEM UMA SABE A DIFERENÇA QUE FAZ”.

FECHAMENTO

DATA PREVISTA: 12/05/06 (em reposição ao dia 30/04/07 – 2ª feira para emenda com o feriado do dia 1º de maio – 3ª feira)

SUGESTÕES DE ATIVIDADES

a) Exploração em sala da música Família (adaptação da música Mulheres – Martinho da Vila)
b) Confecção de cartazes
c) Construção da árvore genealógica com fotos ou desenhos
d) Produções coletivas de textos:
Acróstico;
Técnica do lembra;
Palavras cruzadas
Poemas/rimas
Carta para uma família de verdade (Adaptação do livro “Um pai de verdade” de Pedro Bloch).
e) Sugestão de filmes:
· O ano em que meus pais saíram de férias (3ª e 4ª série – Diretor: Cao Hamburger)
Produção textual (3ª e 4ª série): Por onde anda minha família?
· Tigrão – O Filme e Irmão Urso (Educação Infantil e BIA)
· Jimmy Nêutron – o menino gênio
Produção artística: Ilustrações das famílias (Ed. Infantil e BIA)
Sugestões de músicas:
· Família (Padre Zezinho)
· Rap da família – Diante do Trono
· Família – Titãs
· Pais e filhos – Legião Urbana
· Mama África – Chico César
f) Aplicação de questionário para levantamento do perfil das famílias da escola: diagnose – conhecendo a realidade da comunidade escolar.
g) Textos variados

HABILIDADES

Educação Infantil
Identificar no Currículo da Educação Infantil na página 38, diz respeito a natureza e sociedade e na página 39 fala o que trabalhar – organização dos grupos e seu modo de ser, viver e de trabalhar.

Bloco Inicial de Alfabetização Etapas I, II e III. E Classe Especial
Identificar no próprio diário de classe no eixo “Conhecimentos da natureza e sociedade”, a descrição das habilidades de nº. 79, 81, 86, 88, 89, 91, 102 e 104.
Identificar no Currículo de 1ª a 4ª série as habilidades e procedimentos nas páginas 50 e 64 e nas contribuições pedagógicas a páginas 112 itens 101 e 102, página 124 itens 94 e 95.

3ª série
Identificar no próprio diário de classe, a descrição das habilidades de nº. 88 e 92.
Identificar no Currículo de 1ª a 4ª série as habilidades e procedimentos a página 81e nas contribuições pedagógicas a página 136 item 94.

4ª série
Identificar no próprio diário de classe, a descrição das habilidades de nº. 91, 92, 94 e 95.
Identificar no Currículo de 1ª a 4ª série as habilidades e procedimentos a página 99 e nas contribuições pedagógicas a página 148 item 81.



CRONOGRAMA

8h – Chegada dos professores

9h – Início das apresentações:

1. Música Família – apresentação pela 3ª e 4ª séries
2. Apresentação Teatral – Presentes para uma Família (pelos professores)
3. Encenação Teatral – BIA
Obra literária: Tanto, tanto (Trish Cook)
4. Carta para uma família de verdade – Produção de texto coletiva por cada sala (exposição no pátio)
5. Sorteio da cesta para o Dia das mães

10h – Bazar

12h – Encerramento das atividades


QUESTIONÁRIO APLICADO PARA COLETA DE DADOS


GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL
AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SUBSECRETARIA DE SUPORTE EDUCACIONAL
DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DA CEILÂNDIA
ESCOLA CLASSE 50 DE CEILÂNDIA

Senhores Pais e/ou Responsáveis,

Estamos trabalhando com o Projeto “Família” e como parte das atividades desenvolvidas, gostaríamos que nos enviasse o questionário abaixo respondido. Esclarecemos que o pai que tiver mais de uma criança na escola deverá preencher só um questionário.
Não é necessário identificar-se. Desde já, agradecemos a atenção e colaboração.

QUESTIONÁRIO

1) Na casa do aluno moram quantas pessoas?_________________________


2) Marque com um X em cada parêntese que tem o nome de um familiar, ou parente que mora na mesma casa do que o aluno.

( ) pai ( ) avô ( ) irmã ( ) tia ( ) prima
( ) mãe ( ) avó ( ) irmão ( ) tio ( ) primo

( ) outras pessoas. Quem?__________________________________________________________________

3) Nesta casa todos sabem ler e escrever? ( ) sim ( ) não

4) Com relação ao nível de escolaridade marque um X na série mais avançada feita por qualquer pessoa da família.

( ) não estudou ( ) de 5ª a 8ª série ( incompleto) ( ) 2º grau incompleto
( ) 1ª ou 2ª série ( ) de 5ª a 8ª série (completo) ( ) 3º grau incompleto
( ) até a 4ª série ( ) 2º grau completo ( ) 3º grau completo

5) Nesta casa, quantas pessoas têm emprego?_________________________

6) O aluno mora em:

( ) setor de chácaras ( ) casa alugada
( ) casa cedida ( ) casa própria


7) No horário contrário ao de aula o aluno fica:

( ) com um familiar/familiares ( ) com um vizinho ( ) sozinho
( ) com pessoa paga pela família para cuidar da criança

8) Com relação às atividades escolares, tanto as realizadas na escola ou as que vão para casa, a família:

( ) acompanha sempre ( ) acompanha às vezes ( ) não acompanha


9) Para você o que é a escola?

( ) o lugar onde a criança fica porque não tenho com quem deixar quando vou ao trabalho
( ) é o lugar de formação da criança
( ) é o lugar para a criança passar cinco horas
( ) outra opinião. Qual? ___________________________________________


10) Quem é a escola?

( ) só os funcionários ( ) só os alunos ( ) só os pais
( ) professores e direção ( ) professores e alunos
( ) família, alunos, professores, direção e demais funcionários da escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário