terça-feira, 7 de julho de 2009

ENSINAR NÃO É TRANSFERIR CONHECIMENTO, MAIS CRIAR POSSIBILIDADE PARA A SUA PRODUÇÃO OU A SUA CONSTRUÇÃO”

“QUEM ENSINA, APRENDE AO ENSINAR E QUEM APRENDE ENSINA AO APRENDER”
PAULO FREITE

CRONOGRAMA DE PLANEJAMENTO
DIA 09/02/09

1 - BOAS VINDAS A TODOS, OS QUE RETORNAM E OS QUE CHEGAM!!!

2 - APRESENTAÇÃO DA NOVA COORDENADORA PEDAGOGICA= VIVIAN ROBERTA TIESO

Dentro das escolas, existe a figura do Professor Coordenador, um personagem peculiar. Este profissional exerce, em seu cotidiano, uma série de funções. Penso, que uma das principais atribuições do Professor Coordenador Pedagógico é ser o Elo entre o corpo docente e a direção escolar.É este profissional quem ajuda na gestão escolar e na elaboração da proposta pedagógica da escola. Orienta alunos, pais e professores, além de responder pela formação crítica dos professores. Deve ainda auxiliar a resolver problemas de disciplina dos estudantes.

2.1 – Atribuições do Coordenador
São atribuições do Coordenador Pedagógico nas unidades escolares:
Coordenar, juntamente com a direção, a elaboração e responsabilizar-se pela
divulgação e execução da Proposta Pedagógica da escola, articulando essa
elaboração de forma participativa e cooperativa;
Organizar e apoiar principalmente as ações pedagógicas, propiciando sua
efetividade;
Estabelecer uma parceria com a direção da escola, que favoreça a criação de
vínculos de respeito e de trocas no trabalho educativo;
Acompanhar e avaliar o processo de ensino e de aprendizagem e contribuir
positivamente para a busca de soluções para os problemas de aprendizagens
identificados;
Coordenar o planejamento e a execução das ações pedagógicas na escola;
Atuar de maneira integrada e integradora junto à direção e à equipe
pedagógica da escola para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem;

Coordenar e acompanhar os horários de Atividade Complementar (AC),
promovendo oportunidades de discussão e proposição de inovações
pedagógicas, assim como a produção de materiais didático-pedagógicos na
escola, na perspectiva de uma efetiva formação continuada;
Avaliar as práticas planejadas, discutindo com os envolvidos e sugerindo
inovações;
Acompanhar o desempenho acadêmico dos alunos, através de registros por
bimestre, orientando os docentes para a criação de propostas diferenciadas e
direcionadas aos que tiveram desempenho insuficiente;
Estabelecer metas a serem atingidas em função das demandas explicitadas
no trabalho dos professores;
Promover um clima escolar favorável à aprendizagem e ao ensino, a partir do
entrosamento entre os membros da comunidade escolar e da qualidade das
relações interpessoais.

2.2 – PALAVRA DA COORDENADORA PEDAGOGICA

2 – MENSAGEM=
Carlos Drummond de AndradeEu queria uma escola que cultivasse a curiosidade de aprender que é em vocês natural.Eu queria uma escola que educasse seu corpo e seus movimentos; que possibilitasse seu crescimento físico e sadio.
Eu queria uma escola que lhes ensinasse tudo sobre a natureza, o ar, a matéria, as plantas, os animais, seu próprio corpo, Deus.Mas que ensinasse primeiro pela observação, pela descoberta, pela experimentação.E que dessas coisas lhes ensinasse não só o conhecer, como também a aceitar, a amar e preservar.Eu queria uma escola que lhes ensinasse tudo sobre a nossa história e a nossa terra de uma maneira viva e atraente.Eu queria uma escola que lhes ensinasse a usarem bem a nossa língua, a pensarem e a se expressarem com clareza.Eu queria uma escola que lhes ensinassem a pensar, a raciocinar, a procurar soluções.Eu queria uma escola que desde cedo usasse materiais concretos para que vocês pudessem ir formando corretamente os conceitos matemáticos, os conceitos de números, as operações... pedrinhas... só porcariinhas!... fazendo vocês aprenderem brincando...Oh! meu Deus!Deus que livre vocês de uma escola em que tenham que copiar pontos.Deus que livre vocês de decorar sem entender, nomes, datas, fatos...Deus que livre vocês de aceitarem conhecimentos "prontos",mediocremente embalados nos livros didáticos descartáveis.Deus que livre vocês de ficarempassivos, ouvindo e repetindo, repetindo, repetindo...Eu também queria uma escola que ensinasse a conviver, a coooperar, a respeitar, a esperar, a saber viver em comunidade, em união.Que vocês aprendessem a transformar e criar.Que lhes desse múltiplos meios de vocês expressarem cada

Nenhum comentário:

Postar um comentário