segunda-feira, 15 de novembro de 2010

అతివిదదేస్, víదెఒ ఎ జోగో ద água

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

É importante desde o início da vida escolar, mostrar para nossos alunos a necessidade de economizar e preservar nossa água potável.
Duração das atividades
Quatro momentos de uma hora cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conversa informal com as crianças sobre o que elas entendem sobre cuidados com a água. Explorar os alunos verificando se possuem o mínimo de atenção para evitar o uso excessivo da água. Entrevista dos pais pelos alunos sobre quais cuidados eles têm com a água.
Estratégias e recursos da aula

1º Momento

• Inicialmente propor para os alunos o trabalho a ser desenvolvido;

• Numa roda de conversa elencar os conhecimentos que os alunos possuem sobre os cuidados com a água;

• Num breve passeio dentro da escola observar aos redores com os demais alunos e funcionários da escola utilizam a água;

• Em sala de aula questionar:

1. O que vocês observaram?

2. Havia algum funcionário ou aluno usando a água de forma exagerada?

3. O que podemos fazer para evitar isso?

4. Em nossa casa nós cuidamos da água?

5. Vamos registrar com imagens e frases o que observamos hoje?

2º Momento

• Receber as pesquisas dos alunos por escrito e oralmente e discutir;

• Na Sala de Tecnologia Educacional propor que assistam o vídeo “Terra das águas”;

• À partir deste vídeo discutir no grande grupo de forma que amplia os conhecimentos dos alunos e registrar os elementos significativos do vídeo.

3º Momento

• Após os registros, organizar a turma em grupos para que produzam pequenas mensagens mostrando e pedindo que todos cuidem da nossa água;

• Construir um cartaz por grupo com a mensagem e ilustrações que chamem a atenção para a leitura das mensagens;

• É importante registrar com fotos o desenvolvimento desta atividade desde seu início.

4º Momento

• Na sala de Tecnologia Educacional propor a atividade “jogo da gota de água” contextualizando com o conteúdo em desenvolvimento;

• No projetor assistir o desenvolvimento das atividades registradas com fotos para que os alunos observem o envolvimento e participação da turma, de modo que se sintam importantes e fundamentais nesse processo e expor os cartazes no pátio da escola para que todos tenham conhecimento do trabalho desenvolvido.

Terra das águas

Jogo das gotas de água

Nenhum comentário:

Postar um comentário